HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA
As tríades de Dobereiner
A primeira contribuição para formação da tabela periódica veio com Dobereiner(1829) e sua ideia das tríades, onde ele organizava os elementos de acordo com suas massas atômicas. Para confeccionar esse modelo a massa do elemento central da tríade era a média do primeiro e terceiro elemento. O nome tríade vem dele organizar os elementos de três em três, obviamente que Dobereiner conseguiu algum sucesso, mas essa classificação tinha limitações. Vejamos um exemplo para os elementos Lítio, Sódio e Potássio.
? = 23
O parafuso de Alexandre Chancourtois
Chancourtois(1863) organizou os elementos em um parafuso, dispondo-os em ordem crescente de massa atômica ao longo da faixa em espiral, com isso ele percebeu que os elementos que encontravam-se na vertical tinham propriedades semelhantes. É importante salientar que a medida foram sendo descobertos novos elementos o parafuso apresentou limitações de espaço físico e na semelhança da propriedade.
Tabela Periódica - Parafuso Telúrico |
Lei das Oitavas
A tabela proposta por New-Lands(1865) é bastante curiosa, pois se baseava na escala das notas musicais. Ele utilizou essa analogia para confeccionar o seu modelo de tabela periódica. A organização de dele era baseada em ordem crescente de massa atômica dos 61 elementos conhecidos na época, onde colocou-os em colunas verticais. Cada uma das colunas verticais possuía sete elementos.
Os elementos que estavam em uma mesma linha horizontal tinha propriedades semelhantes, isso se repetia até o oitavo elemento.
A Tabela Periódica de Mendeleev
Mendeleev(1869) apresentou uma classificação que é a base da classificação moderna, tendo a seguinte premissa: "As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de suas massas atômicas".
Tabela de Mendeleev - Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Mendeleev_Table_5th_II.jpg |
A Tabela Periódica Moderna
Moseley(1913), que foi assistente de Rutheford, descobriu uma relação entre o raio-x de um determinado elemento e seu número atômico, chegando assim a construção da tabela periódica atual, dependente não mais da massa atômica, mas do número atômico.
Bibliografia:
- https://brasilescola.uol.com.br/quimica/origem-tabela-periodica.htm, acessado em 15/03/2021
- Mini manual compacto de química, Editora RIDEEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário