Um pouco sobre a Química
Sempre quando ouvimos falar sobre química, o senso comum nos remete aos átomos, esse pensamento não está errado, contudo sob a ótica da ciência em si, existe uma incompletude nessa linha de raciocínio, haja vista reduzir a química a uma única perspectiva, limitando e impondo receio no aprofundar dessa disciplina; sendo assim o que é Química?
Figura 01: Química vai além do átomo |
Para início de conversa podemos defini-la como a ciência da transformação da matéria. Obviamente que essa é uma conceituação bem simples, haja vista termos envolvidos muitos aspectos durante as mudanças que ocorrem nos materiais. Tais como energia envolvida, massa envolvida, novas substâncias formadas e muito mais. Além disso a Química está no nosso dia a dia, da água que bebemos ao oxigênio que respiramos.
Figura 02: Química a ciência da transformação |
A Matéria - conceitos básicos
Estamos cercados por matéria, mas afinal o que é esse ente? É tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço.
Importante! Peso é diferente de massa, de forma simples peso é uma grandeza que muda conforme a gravidade sofre alguma alteração, já massa é uma propriedade inerente de cada matéria.
Já o corpo é uma porção limitada da matéria. E o objeto é resultado da ação do homem, que trabalha no corpo para sua utilização.
Figura 03: Matéria, corpo e objeto |
Figura 04: Á água é formada pelos átomos de Hidrogênio e Oxigênio |
Os átomos e a matéria
Os átomos são estruturas extremamente pequenas com as quais são formados todos os materiais do Universo.
Figura 05: O oxigênio é formado por dois átomos do seu elemento |
A partir dos diferentes tipos de átomos podemos ter as mais diversas substâncias.
Figura 06: Junção de átomos formando novas substâncias |
Estados físicos da matéria
- Sólido: a força de interação entre as partículas é muito intensa e por esse motivo, o espaço entre elas é mínimo. Apresentam grande resistência a fragmentação e possuem forma e volume definidos.
- Líquido: As forças de interação entre as partículas são menos intensas que no estado sólido, por isso, o espaço entre elas é maior. Não apresentam forma e volume definidos.
- Gasoso: As forças de interação entre as partículas são muito pequenas, por isso elas estão relativamente afastadas. Não apresentam forma e volume definidos.
Transformações da matéria
Fenômeno: qualquer mudança que ocorra com matéria, alterando seu estado físico ou transformando sua estruturas interna. Podem ser físico ou químico: no primeiro a matéria não sofre alteração na sua composição química, já no segundo ocorre a mudança na estrutura a nível da partículas.
Figura 09: Fenômeno físico mudança de fase da água, não ocorre mudança na fórmula da água |
Figura 10: Fenômeno químico alteração na composição química |
As Propriedades fundamentais da matéria
- Gerais: Inerentes a qualquer tipo de matéria. Extensão, massa, impenetrabilidade, indestrutibilidade, porosidade e compressibilidade;
- Específicas: físicas, organolépticas e químicas;
- Funcionais: recebem esse nome em virtude de suas características químicas, como reagem ou se comportam. Podem ser inorgânicas ou orgânicas.